Nesta semana, no dia 10 de novembro, a fábrica de tratores de Montenegro - RS comemorou seus 15 anos, juntamente com toda a sua rede de concessionários do Brasil, todos os funcionários da fábrica e com a presença da alta liderança mundial da John Deere. Na celebração estavam os presidentes mundiais da Divisão Agrícola, Cory Reed e Mark von Pentz; Tami Hedgren, vice-presidente de Manufatura de Tratores e Colheitadeiras; o presidente da John Deere Brasil, Antônio Carrere e Paulo Rohde, gerente da fábrica de Montenegro.

Desde que os tratores começaram a ser produzidos no Brasil, em 1996 na fábrica de Horizontina – RS, eles saíam com a então marca SLC - John Deere. Com a aquisição total da SLC pela John Deere em 2001, todos os equipamentos produzidos no Brasil passaram a usar somente a marca John Deere.

Com o crescimento da demanda pelos tratores surgiu a necessidade de construir uma fábrica dedicada a estes produtos, e a cidade escolhida foi Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, no Vale do Caí, no Rio Grande do Sul. Em 2008 a nova fábrica foi inaugurada e passou a abastecer todo o mercado brasileiro e latino-americano. Esta foi a 3ª fábrica da John Deere no Brasil (as primeiras foram Horizontina-RS e Catalão-GO). Depois disso a fábrica já passou por outras ampliações, recebeu vários investimentos para produzir novas linhas de tratores (hoje são 43 modelos de 60 a 400 cavalos), gera mais de 1.600 empregos diretos e celebrou também a fabricação do trator de número 175.000, que inclusive estava exposto no evento.

Atualmente a John Deere possui 7 fábricas no Brasil:

Horizontina – RS – colheitadeiras e plantadeiras;
Catalão – GO – colhedoras de cana e pulverizadores;
Montenegro – RS – tratores;
Indaiatuba – SP – equipamentos de construção;
Indaiatuba – SP – equipamentos de construção;
Canoas – RS – equipamentos PLA;
Piracicaba – SP – peças de reposição Unimil;
Além das fábricas, a John Deere também possui as seguintes unidades:

Indaiatuba – SP – Escritório Regional e Banco John Deere
Campinas – SP – Centro de Distribuição de Peças, Centro de Treinamento e Centro de Inovação
Campinas – SP – Florestal
Canoas - RS – escritório Ciber/Wirtgen Brasil


E para completar toda a estrutura de atendimento ao cliente, está a rede de concessionários, com mais de 270 pontos de vendas em todo o país. Desde que a companhia iniciou seus investimentos no Brasil em 1979, através da parceria com a SLC, eles nunca mais pararam e crescem cada vez mais. O Brasil, como o celeiro do mundo, é cada vez mais importante na nobre missão de alimentar o mundo.